A educação é simplesmente a alma de uma sociedade a passar de uma geração para a outra. G. K. Chesterton (1874-1936)

Atividades da Fundação Crescer Criança

Um pouco da história da FUNDAÇÃO CRESCER CRIANÇA de Boituva/SP

Histórico - 1993 a 1995

Em 1993 foi iniciada a construção de uma Escola particular numa grande área verde, na cidade de Boituva. Esta área era local de lazer de crianças e adolescentes de famílias de baixa renda. Para que as mesma não se sentissem tolhidas em seu espaço físico, uma das diretoras desta Escola, Sra Laurette Nüssli, realizou um trabalho de aproximação e, com o auxílio de pessoas voluntárias, iniciou uma ação social com as crianças e adolescentes do entorno da escola, oferecendo atividades de cultura e lazer, aos sábados, utilizando o espaço físico da Escola. Os primeiros recursos para manter as conseqüentes despesas, vieram de doações de amigos da comunidade e do exterior, mais especificamente da família da Sra Laurette Verena Nussli Álvares, que é cidadã suíça.

Histórico - 1996 a 2003

Para que o trabalho frutificasse ainda mais, foi necessário criar uma entidade beneficente, sem fins lucrativos, que pudesse representar oficialmente este trabalho social com famílias menos favorecidas da comunidade boituvense e promovesse o atendimento prioritário aos adolescentes de 12 a 17 anos. Assim, em 1996, nascia a "ASSOCIAÇÃO CRESCER CRIANÇA-ACC". Uma pequena casa foi alugada nas imediações da Escola, para ser a primeira sede oficial da "ACC". E em 1998, foi inaugurada a primeira etapa da nova sede, em regime de comodato, da Associação Crescer Criança- ACC, onde eram realizadas todas as atividades com crianças, adolescentes e familiares.

Histórico - 2004 e 2005

Em 2004 o Sr. Sérgio Gontijo Álvares e a Srª Laurette Verena Nüssli Álvares, doaram o terreno e o imóvel onde encontrava-se a ACC, dando origem à “FUNDAÇÃO CRESCER CRIANÇA-FCC” que incorporou todo o capital passivo e ativo da ACC. Em agosto de 2004, por intermédio de amigos suíços, a Fundação Crescer Criança recebeu uma grande doação em espécie, que permitiu completar seu projeto arquitetônico construindo salas de aulas, administração e sanitários, adequando assim, o espaço físico às necessidades do cotidiano da FCC. Esta obra, concluída em 26 de novembro de 2005 tem capacidade para atender até 500 crianças e adolescentes, em dois turnos.

Histórico - 2006 e 2007

Nos anos de 2006 e 2007 a entidade conseguiu manter seu custeio mínimo e promover 250 atendimentos a crianças e adolescentes, ( prioritariamente adolescentes) de 06 a 17 anos das camadas menos favorecidas da comunidade boituvense.

Histórico - 2008

Com o aumento do quadro de Colaboradores Contribuintes, da ajuda da Prefeitura Municipal e do Governo do Estado, em 2008 a FCC atendeu 300 crianças e adolescentes, no contra turno escolar, manhã e tarde, desenvolvendo 28 Atividades de Apoio à Escola de Educação Básica, através de projetos pedagógicos, culturais, esportivos, pré-profissionalizantes e de lazer, além de assistência psicológica e social. Através de Emendas parlamentares, a FCC foi indicada para receber equipamentos de Informática, um veículo utilitário( Kombi) e uma Quadra Poliesportiva , iniciada no final do ano.

Histórico - 2009

A Diretoria iniciou as atividades 2009 mantendo os 300 atendimentos, sendo um terço de crianças de 06 a 11 anos e, dois terços de adolescentes de 12 a 17 anos. Os Programas planejados para 2009 foram revistos e implantadas algumas novidades. Entre elas um Programa específico para Pais e ou Responsáveis e para Ex Integrantes- Programa para Egressos. A Parceria com a AVAPE- instituição de Tatuí/SP. promoverá cursos de Qualificação Básica- com certificação, para adolescentes.

Histórico - 2010/2011

Em 2010, o Grupo de Dança da Fundação Crescer Criança, Arte em Movimento, ultrapassou barreiras, através de uma proposta pedagógica inovadora baseada na descoberta de talentos, desenvolvimento de habilidades artísticas direcionadas, incentivo incondicional à disciplina, concentração e estudo, o Grupo se tornou um dos Pontos de Cultura do Estado de São Paulo. Em 2011, a entidade conquistou a Parceria com o Instituto HSBC de Solidariedade o que permitiu a FCC o aperfeiçoamento das atividades esportivas, pedagógicas e de qualificação social, além da capacitação da Equipe Técnica pela Brazil Foundation.

Histórico - 2012/2013

A Fundação Crescer Criança conquista pela segunda vez o selo de entidade Semifinalista pelo Prêmio Itaú Unicef, destacando-se entre o melhores Projetos Sociais do Estado de São Paulo. Realiza o sonho de fornecer almoço aos integrantes da entidade, através de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Boituva, através da Secretaria de Educação e Cultura.

Histórico - 2014/2019

Mantendo o atendimento para aproximadamente 300 crianças e adolescentes no contra turno escolar, insere em seu Programa de Trabalho anual atividades como Oficina de Hardware, Programação SCRATCH, Lógica de Programação, Taekwondo, Oficinas de EVA e Bijuterias, além da Metodologia do Programa a União Faz a Vida, proporcionando aos os integrantes cada vez mais oportunidades de transformação social através da educação, esportes e cultura.

Identificação da Entidade

Nome da entidade : "FUNDAÇÃO CRESCER CRIANÇA - FCC"

Data da fundação da entidade : 04/12/1996 - como Associação Crescer Criança-ACC e em 23/08/2004- como Fundação Crescer Criança-FCC

Endereço : Travessa Nüssli, 150 - Vila Ferriello - Município : Boituva/SP CEP: 18550-000

Telefones : (0XX15) 3263-3731 / 3363-3229

Site na Internet: www.crescercrianca.org.br    E-mail: fcc@crescercrianca.org.br

Facebook: www.facebook.com/fcrescercrianca

instagram: @fccrianca

CNPJ : 06.958.188/0001-61

 

Registros

Registro no Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS: nº 017/2011

Registro no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA nº 003/2017.

Entidade de Utilidade Pública Municipa l: Lei nº 1090/97 e 1.665/2005

Entidade de Utilidade Pública Estadual : Lei nº 10.588/2000

Entidade de Utilidade Pública Federal: Lei nº 10.562/2001-62

CEBAS: portaria nº 783, de 17 de agosto de 2012 - CRCE: 1952/2012

Presidente do Conselho de Curadores: Odair Sônego

Representante Legal: Regina Celia Carriel Dalmazzo – Diretora Executiva

Responsável Técnica: Karine M. R. do Amaral Franco – Coordenadora Geral

O que é a Fundação Crescer Criança?

A FCC é pessoa jurídica de direito privado, entidade civil com finalidade assistencial, educacional de promoção social e de fins não econômicos, declarada de Utilidade Pública, devidamente reconhecida, que atua no Município de Boituva, consolidando um trabalho dirigido às crianças e, prioritariamente, aos adolescentes, com objetivos principais e permanentes de promover um espaço, para desenvolver ações educacionais, pré-profissionalizantes, culturais, ecológicas, de esporte e de lazer , efetivando um trabalho PREVENTIVO , incentivando o exercício da cidadania com competência e dignidade.

Observação: a Fundação Crescer Criança foi instituída em 2004, mas é a consolidação e continuidade do trabalho concebido e realizado pela ASSOCIAÇÃO CRESCER CRIANÇA INSTITUÍDA em 1996, que funcionava no mesmo local, com os mesmos objetivos e finalidades.

Missão

Proporcionar oportunidade às crianças e adolescentes de participarem de atividades socioeducativas de apoio à escola de Educação Básica e de exercerem sua cidadania de forma digna e participativa.

Meta

Atender até 500 crianças e adolescentes que se encontram em vulnerabilidade social.

Objetivos Gerais

Promover um espaço, para desenvolver ações educacionais, pré-profissionalizantes, culturais, ecológicas, de esporte e de lazer.

Objetivos Específicos

Promover assistência social, psicológica e ética às crianças, aos adolescentes e suas respectivas famílias;
Realizar encaminhamentos e orientações que se fizerem necessários, nas áreas: jurídica, saúde, educação, relacionamento familiar, entre outras;
Promover iniciativas que assegurem às crianças e adolescentes o direito à pré-profissionalização e à proteção ao trabalho;
Fortalecer no seio da sociedade a concepção da criança e do adolescente como cidadãos;
Participar efetivamente da concatenação entre os esforços do Estado e da Sociedade, em favor da infância e da juventude;
Elaborar projetos e fomentar experiências nas áreas da educação estimulando, concomitantemente, práticas de lazer, recreação e integração social e familiar;
Elaborar e implementar projetos específicos voltados aos ex- integrantes , que já se encontram inseridos no mercado de trabalho e ainda não completaram 18 anos, visando a integração efetiva com a entidade e a melhoria na qualificação profissional e pessoal.

Recursos Humanos

01

Coordenadora Geral  

Contrato

01

Assistente Social  

Contrato

03

Educadoras Sociais  

Contrato

01

Técnico em Informática  

Contrato

02

Professores de Educação Física  

Contrato

01

Assistente Administrativo  

Contrato

02

Ajudantes Gerais  

Contrato

01

Zelador  

Contrato

20

Oficineiros 

Voluntariado

Funcionamento da Fundação Crescer Criança

A FCC funciona em contra turno escolar , ou seja:
Período da MANHÃ : Das 7:30h às 11h de 2ª à 6ª feira.
Para os integrantes que freqüentam a escola de Educação Básica no período da tarde.

Período da TARDE : Das 13:30h às 17h de 2ª à 6ª feira.
Para os integrantes que freqüentam a escola de Educação Básica no período da manhã.

Observação: São oferecidas algumas atividades aos sábados para integrantes e familiares – previstas em calendário;
São oferecidas as terças-feiras no período noturno aulas de informática aos pais – Projeto paisfcc.com

Critérios de seleção para ingresso na FCC

    • Idade mínima de 6 anos;
    • Estar matriculado e freqüentando a Escola de Educação Básica;
    • Possuir renda per capita de, aproximadamente, 1 salário mínimo;
    • A mãe ou responsável deverá submeter-se a Triagem Social.

 

Durante o ano, uma pedagoga da FCC faz o acompanhamento da freqüência e do aproveitamento dos assistidos nas Escolas em que estão matriculados.

Documentos necessários para a matrícula

· Xerox do RG ou da Certidão de Nascimento;

· Xerox do Comprovante de Residência (conta de água ou luz);

· Declaração de Escolaridade;

· Xerox do RG do responsável;

· Xerox do Holerite;

 

Horários de Atendimento:

Segunda, quarta e sexta-feira das 7:30 às 11:00/13:00 às 16:00.

Sede da Fundação Crescer Criança

Fotos da fundação

Resultados

•  Elevação constante da autoestima;

•  Prevenção a gravidez precoce e/ou indesejada e prevenção ao uso de drogas e álcool;

•  Consolidação da inclusão escolar e Conquista da Educação Superior ;

•  Consolidação da geração de renda nas famílias;

•  Conquista do Selo Prêmio Itaú Unicef, como entidade semifinalista em 2007;

•  Inserção no mercado de trabalho formal todos os integrantes com 17 anos;

•  Conquista de Parcerias, como AVAPE e Programa PROJOVEM ADOLESCENTE;

•  Conquista do Grupo da Dança da FCC, Arte em Movimento, como um dos Pontos de Cultura do Estado de São Paulo, apoiado pela Secretaria de Estado da Cultura e Ministério da Cultura;

•  Conquista de inúmeros prêmios na categoria dança pelo Ponto de Cultura Arte em Movimento;

•  Recebimento de Moções de Aplausos pela Câmara Municipal de Boituva pelo reconhecimento do trabalho prestado a comunidade boituvense em 2009 e 2010;

•  Conquista da Parceria com Instituto HSBC de Solidariedade em 2011 e 2012;

•  Conquista de diversas emendas parlamentares: compra de equipamentos, veículo e construção de quadra poliesportiva;

•  Conquista da parceria com a Fundação SICREDI para a implantação da Metodologia do Programa União Faz a Vida.